09/04/2020

O Plano de Salvação

Presidente Armstrong.
Presidente de Missão no Sul do Brasil.
Conferência de Zona, 29 de julho de 1995.

Deixe-me ver as mãos daqueles que já leram a parte selada do Livro de Mórmon. (Pausa) Ninguém?
Ninguém leu a parte selada do Livro de Mórmon.
OK, quem pode me dizer o que contém a parte selada do Livro de Mórmon? A história da terra desde o começo até o fim, as profecias sobre o que acontecerá? Alguém quer argumentar com isto? Vamos abrir o Livro de Éter no Livro de Mórmon (Éter 3:20-22). Lá nos temos o Irmão de Jared e lhe foi dito para selar esta informação. Vamos dar uma olhada em 2 Néfi 27:6-10. Assim, é claro, a parte selada do Livro de Mórmon contém uma vista, uma visão do mundo do começo até o fim. E nenhum de nós leu o livro porque foi selado. Afortunadamente, embora como alguns livros que nós não lemos, como o Livro de Enoque, por exemplo, podemos encontrar porções espalhadas em outras escrituras e assim catando das outras escrituras, nós podemos chegar ao conhecimento do que tem na parte selada do Livro de Mórmon. E é o que vamos fazer hoje.

Nós vamos desvendar os segredos da parte selada do Livro de Mórmon.

Agora vamos entrar em regiões que vocês não discutem com seus investigadores. Nós já tivemos a parte da Conferência de Zona que fala sobre as coisas que nós falamos para os nossos investigadores. Nós já falamos sobre aquelas coisas e as maneiras de como proceder. Mas torna-se importante que entendamos porque fazemos isto. Vem a ser importante que entendamos os trabalhos, antes que possamos efetivamente falar com nossos investigadores. Quando vocês estão falando com seus investigadores você usam as discussões aprovadas que são documentos inspirados. Vocês não começam com doutrina profunda. E nós não vamos entrar em doutrina profunda agora, mas tentaremos ver a história do começo até o fim como se encontra nas escrituras. Eu desenvolverei um diagrama que será difícil para vocês copiarem. Eu tenho uma cópia para cada um de vocês o qual poderão recorrer.

E no verso estão todas as escrituras relativas à história, assim vocês saberão que não tirei da minha cabeça. Assim vocês podem reconstruí-la juntos:

“No Começo...” O que significa? Um dos problemas com o Cristianismo é que eles acreditam em Eternidade, e eles pensam que significa que eles viverão para sempre, mas eles esquecem que viver para sempre significa que vocês viveram para sempre, que houve alguma coisa antes tanto quanto alguma coisa depois. Eu gosto do conceito egípcio. Em antigos documentos egípcios, eles não falam de começos, eles falam sobre horizontes. OK, assim, você alcança um horizonte, há outro horizonte e outro horizonte. Mas normalmente nas escrituras quando dizemos,” No Começo...” queremos dizer, no início de outra fase.

No Começo havia três Deuses que se juntaram e fizeram um contrato de que eles seriam a Autoridade Presidente sobre certas criações. Eles eram, Deus o Pai, Deus o Filho e Deus o Espírito Santo. E assim como seguidamente acontece nas escrituras eles são conhecidos pelos títulos e não pelos nomes, e Deus o Pai é o Criador, Deus o Filho é o Mediador e o Espírito Santo é o Revelador ou Testador. E aqueles nomes, aqueles títulos descrevem a função que estes três Deuses têm na Deidade. Nós temos um Criador, o homem que promove a criação. Nós temos o Mediador, aquele que intercede em favor do povo. E temos o Revelador que revela ao povo as coisas pertinentes a Deidade. Nós também descobrimos, como estamos discutindo a Deidade, que há três condições sob a qual o povo pode viver. Há uma condição Celestial, há uma Terrestrial e há uma Telestial. E quando o mundo Cristão uns duzentos anos depois da morte do Salvador, perderam a visão das três pessoas na Deidade, eles perderam a visão dos três graus de glória. E assim o mundo Cristão acabou com um Deus, um Céu e um Inferno. Mas antes que caíssem em Apostasia, eles sabiam sobre as condições Celestiais, Terrestrial e Telestial e sabiam sobre Deus o Pai, Deus o Filho e Deus o Espírito Santo. Vocês perceberão no diagrama que eu pus os graus de glória próximos ao membro correspondente da Deidade, porque é onde eles pertencem. Quando estamos numa condição Celestial, estamos na presença de Deus o Pai. Nós podemos entrar em sua presença, podemos suportar a sua presença, podemos suportar a sua glória. Quando estamos numa condição Terrestrial, nós podemos entrar na presença de Deus o Filho e podemos nos comunicar com o Pai. Quando estamos numa condição Telestial nós estamos na presença ou podemos estar na presença do Espírito Santo e podemos nos comunicar com nosso Pai através do Filho.

Nós fazemos todas as coisas em nome de Jesus Cristo, o mediador, assim, nós vamos através do mediador para chegar ao Pai quando estamos numa condição Telestial.

No Começo, em algum lugar na linha do tempo, o homem era uma inteligência. Inteligência ou luz da verdade, não foi criada, nem pode ser criada. O homem estava no Começo com Deus. Ele era co-equal, co-eternal com Deus no Começo. Em algum estágio de seu progresso como uma inteligência ele se tornou um filho de Deus. Ele tornou-se um filho espiritual de Deus. Deus tornou-se seu Pai. Nós começamos como inteligências, nos tornamos então filhos espirituais. Deus o Pai então chamou Seus filhos espirituais e delineou um plano. Um plano pelo qual alguns deles podem tornar-se como Ele. Nós nos desenvolvemos como inteligências e chegamos a um estágio onde Deus tomou aquelas inteligências e deu-lhes corpo espiritual e naquele estágio nos tornamos filhos e filhas de Deus. Nós não devíamos a nossa existência anterior como inteligências à criação de Deus. O homem estava no Começo com Deus e como inteligências nós alcançamos um ponto onde Ele nos tomou e nos fez Seus filhos espirituais. Então Deus juntou Seus filhos espirituais - não todos Seus filhos espirituais - juntou um grupo de Seus filhos espirituais e disse-lhes, ‘este grupo de filhos espirituais vai descer a um planeta chamado terra e neste planeta chamado terra irão aprender a se tornar como eu’.

Daquele grupo que Ele juntou para enviar ao planeta terra, 1/3 rebelou-se sob a liderança de Lúcifer, o portador da luz, o portador oficial, o Anjo em Autoridade na presença de Deus, o Anjo que disse, ‘Eu elevarei meu trono acima de Deus’ e se tornou um tanto ambicioso. Ele pensou que podia tomar o lugar de seu Pai Celestial. Sob a influência deste Anjo, 1/3 das hostes dos filhos espirituais destinados a esta terra, se rebelaram. E por causa deles terem se rebelado, eles foram jogados do Mundo Celestial para esta terra, para uma condição chamada de o Mundo Espiritual.

E assim que 1/3 dos espíritos rebeldes estão na face da terra - em outra dimensão, sendo que vocês não podem vê-los - mas eles estão aqui, como alguns de vocês sabem.

Deus o Pai, então continuou com o Seu plano com Seus outros filhos e Ele disse, ‘OK, nós vamos colocá-los na terra’ e Ele criou uma condição onde desceriam a terra numa condição Terrestrial. Eles estavam numa condição Celestial, e desceram a terra numa condição Terrestrial que chamamos de Jardim do Éden.

Naquela condição Terrestrial toda a terra do planeta está junta num só lugar e está rodeada pelo mar. Não há doença, não há morte, não há decomposição, tudo está esplêndido, exceto que eles não estão indo a lugar nenhum. Assim nós temos o homem e a mulher nesta condição. Numa condição Terrestrial, é claro, eles podem ter Deus o Filho com eles todo o tempo, eles podem ter o Pai os visitando e todas as coisas estão bem exceto que não vão a lugar nenhum. Satanás aparece e persuade a mulher, acertadamente ou erradamente, que ela pode ganhar conhecimento e tornar-se como o Pai Celestial se fizer certas coisas. Se comer da árvore do Conhecimento do Bem e do Mal.

Paulo nos diz que a mulher foi enganada, assim de alguma maneira ele conseguiu enganá-la, ainda que ele estivesse certo de como ela poderia ganhar conhecimento.

O homem, Paulo nos conta, não foi enganado. O homem estudou o acontecido e chegou à conclusão que assim tinha que ser, em termos do que foi lhe ensinado e nos termos do mandamento de se multiplicar e encher a terra.

E o homem e a mulher chegaram a uma conclusão. Eles chegaram a uma decisão, de que eles necessitariam sair desta condição para outra condição. Eles não caíram porque cometeram pecado sexual, eles eram casados. Eles foram casados para a eternidade pelo Pai Celestial mesmo, assim eles não poderiam cometer pecado sexual. Isto não foi um terrível engano, era parte do plano, mas Deus o Pai não podia mandá-los fazer isto porque seria mandá-los rebaixarem-se. E sendo um Ser perfeito, Ele não podia mandar alguém fazer algo imperfeito. Sendo assim Ele disse, ‘aqui estão vocês, vocês estão numa condição Terrestrial, estas são as condições sob as quais vocês podem permanecer numa condição Terrestrial e quando vocês quebrarem estas condições, vocês cairão. Mas vocês podem escolher, é sua a decisão’. Eles tomaram aquela decisão. Eles caíram do Jardim do Éden para uma condição Telestial. Eles foram lançados num mundo solitário e triste.

Perderam o Jardim do Éden e estavam numa condição Telestial. Agora, de acordo com as revelações dadas ao irmão de Jared e também a outras revelações, esta condição Telestial perdurará por 6 mil anos. E agora estamos entrando em território mais familiar. Agora nós podemos documentar o que está acontecendo.

Pouco depois de eles caírem para uma condição Telestial, eles se separaram em povo bom e povo mau. O evangelho foi pregado. Algumas pessoas aceitaram o evangelho, nós lemos que a cidade inteira de Enoque foi transladada e eles voltaram a uma condição Terrestrial.
Seres Terrestriais, nos foi dito, estão lá para dirigir outros mundos Terrestriais.

Nós não sabemos muito sobre isto, o que nós sabemos é que a cidade de Enoque foi levada. Nós também sabemos que depois que a cidade de Enoque foi levada, Noé e seus filhos continuaram a pregar ao povo e outras pessoas foram convertidas, foram levadas e juntaram-se a cidade de Enoque. Assim nos movemos para cima para uma condição transladada e então chegamos a um grande evento na história da terra. Nós chegamos ao dilúvio - o Grande Dilúvio. Muitos eruditos querem nos fazer acreditar, que o grande dilúvio foi puramente local ocorrido em volta da cidade da Babilônia. Mas o fato é que foi bem mais do que isto porque o dilúvio foi o batismo da terra. A terra é um ser físico.

A terra tem um espírito, sendo assim a terra teria que ser batizada por imersão. Assim de acordo com a cronologia da Bíblia, a terra foi batizada 1656 anos depois que Adão saiu do Jardim do Éden. Agora percebam como a terra mudou. A terra era um globo Terrestrial, caiu para um estado Telestial. Foi movida dos céus para um local diferente. Foi movida de uma órbita Celestial para uma órbita Terrestrial, para uma órbita Telestial. Houve grandes mudanças na terra. No Jardim do Éden não havia inverno, não havia verão, não havia grande montanhas ou vales profundos. Tudo era agradável. Então caiu a uma condição Telestial onde temos espinhos, cardos, espinheiros e mosquitos e toda sorte de coisas que nos afligem na face da terra.

Assim houve uma grande mudança na face da terra desde a queda. Há também uma grande mudança na face da terra durante o Dilúvio. Mudanças maciças na terra aconteceram enquanto mudavam os céus - Algum tempo depois disto - nós não sabemos quanto tempo depois disso - nós chegamos aos dias de Pelegue. Agora, o nome de Pelegue significa ‘divisão’, assim nos dias de Pelegue houve uma divisão. O movimento dos continentes mais uma vez em toda a face da terra.

Não sabemos exatamente o que aconteceu, mas sabemos que houve uma divisão. 4000 anos, quase exatamente 4000 anos depois que Adão caiu do Jardim do Éden, nós chegamos a um evento altamente significativo na história do mundo. Chegamos à crucificação de Jesus Cristo. E nós lemos na revelação dada a Enoque como se encontra na Pérola de Grande Valor, que Cristo veio a esta terra, ao contrário de todas as outras terras que seu Pai criou. Ele veio a esta terra para ter Seu corpo e morrer, porque entre todas as criações que Deus criou nos céus, não havia nenhuma tão iníqua como esta. Esta era a mais iníqua das criações de Deus (Moisés 7:29-36). E nós lemos no Livro de Mórmon que ele não só veio para a mais iníqua das criações de Deus - mas ele foi à Nação Judia que - o mais iníquo de todos os povos na face da terra naquele tempo. Eles eram o único povo que poderia crucificar seu próprio Deus. Como de fato fizeram (2 Néfi 10:3).

Agora, nesta crucificação a terra experimentou tremendas mudanças novamente. Não muito nos Continentes Orientais. Houve 3 horas de terremoto lá, mas elas não mudaram a face da terra tão dramaticamente. No Hemisfério Ocidental aquelas 3 horas de terremotos foram seguidas por 3 dias de escuridão e houve mudanças maciças na face da terra. Nós lemos como cidades foram sepultadas no mar. De fato, algumas daquelas cidades foram encontradas hoje e elas estão quilômetros abaixo no fundo do mar. Cidade inteiras intactas 3000-4000 pés sob o mar. Houve uma mudança maciça na face da terra naquele tempo quando o Senhor morreu.

Isto deixa 2000 anos restantes porque se foram 4000 anos. 2000 anos restantes até que chegamos ao fim do mundo. Agora quando eu falo sobre o Fim do Mundo o que eu quero dizer? O que é o Fim do Mundo? O fim deste estado Telestial! Quando eu digo, ‘saí vós do mundo’, o que eu quero dizer? Fora da iniquidade, fora da Babilônia, saí vós da Babilônia. Pare de ser indiferente, saia de perto das pessoas que quebram a leis. Isto marca o Fim do Mundo, não o Fim da terra – o Fim do Mundo, o mundo do qual Satanás é o rei. Isto é que é o fim do mundo.

Mas justo antes de chegarmos ao fim do mundo, nós chegamos a um período mais interessante, o mais interessante período na história da terra. É o período sobre o qual todos os profetas profetizaram. É o período que eles têm aguardado desde o começo dos tempos - os últimos dias. Agora nos últimos dias, nos foi dito que haverá um grande e terrível dia do Senhor. Grande e terrível para quem? Os justos, aqueles que estão aguardando pela vinda do Salvador. Assim será um grande dia para os justos, mas será um dia terrível para os injustos. O ‘mundo’, os iníquos, aqueles que estão vivendo na Babilônia. O fim do seu mundo como eles o conhecem.

E nos foi dito que várias coisas acontecerão naquele tempo, os chamados “Sinais dos Tempos” acontecerão.

Quais são alguns destes sinais? Terremotos. E quão destrutivos eles serão? Tal como a terra nunca experimentou antes. Nós lemos sobre muitos sinais que precederão a Sua vinda, tal como o aparecimento do Livro de Mórmon. Guerra e rumores de Guerra. A coligação de Israel. A terra cambaleará de cá para lá como um bêbado.

O sol esconderá sua face. A lua se tornará em sangue.

Cristo virá subitamente ao Seu Templo. As 10 tribos virão do Norte, seus profetas golpearão o gelo, e o gelo derreterá em sua presença e uma autoestrada aparecerá no meio da grande profundeza e eles virão a frente e se unirão a Efraim. Todas as coisas serão reveladas. Sião será construída. As chaves serão dadas ao Salvador na reunião em Adam-ondi-Ahman. Todas as massas de terra se juntarão como era no Jardim o Éden (isto acontecerá um pouco por causa de um terremoto). A cidade de Enoque voltará. Nós teremos os registros de Enoque e José e todos aqueles outros registros que perdemos. Doenças, tal como a terra nunca soube – O vírus da Aids foi uma parte disto.

Jerusalém será sitiada. Os profetas serão mortos e jazerão nas ruas.

OK, eu penso que capturamos a imagem. E todas estas coisas terão lugar nos últimos dias. Uma das minhas pragas favoritas que acontecerão neste período é a grande chuva de granizo que será enviada e destruirá as plantações da terra. Uma simples pedra de granizo pesará tanto quanto um talento de prata, aproximadamente 75 quilogramas ou 150 pounds. Assim nós teremos granizo caindo pesando tanto quanto eu, estrondando dos céus, destruindo as plantações da terra, isto será um Grande e Terrível Dia do Senhor. Chegamos à Batalha do Armagedom onde nos foi dito que levará 7 meses para enterrar os mortos e 7 anos para queimar as armas de guerra usadas. E assim nós teremos as nações se juntando para a guerra, e todas estas coisas terríveis que acontecerão nesta pequena janela do tempo.

Agora, o evento sobre o qual nós estamos interessados relativo a esta janela do tempo, é a vinda do Salvador, Jesus Cristo. Isto é onde Ele vem pela segunda vez. Ele na realidade aparece 4 vezes. Sua primeira aparição é subitamente em Seu Templo. Isto foi parcialmente cumprido quando Ele apareceu no Templo de Kirtland, mas Ele virá também ao Grande Templo, o Templo que será construído para Ele no local de Adam-ondi-Ahman, Jackson County, Missouri. Assim Ele vem subitamente ao Seu templo e aparece a Seu profeta. Segundo Ele aparece no vale de Adam-ondi-Ahman para 144.000 Sumo Sacerdotes. Considerem este nome, Adam-ondi-Ahman - traduzido do Adâmico para o inglês, significa - ‘O lugar onde Adão conheceu Deus.’ Ahman é o nome de Deus na linguagem Adâmica e significa ‘Homem de Santidade.’ E na Pérola de Grande Valor, Deus o Pai é referido como o Homem de Santidade.

Cristo é descrito como o ‘Filho de Ahman” o “O Filho do Homem de Santidade” ou, como Ele descreve a Si mesmo, “O Filho do Homem” Assim, Jesus Cristo é “o Filho do Homem”, e Deus o Pai é “O Homem de Santidade.”

Assim Sua segunda aparição então é no vale de Adam-ondi-Ahman, o vale onde Adão se comunicou com Deus - o lugar onde o Jardim do Éden estava - Condado de Jackson, Missouri. No vale de Adam-ondi-Ahman, Cristo aparecerá para 144.000 Sumo Sacerdotes. Agora, por que um homem é chamado um Sumo Sacerdote nesta igreja? Qual o propósito de ser um Sumo Sacerdote? Um Sumo Sacerdote preside.

Você é chamado a ser um Sumo Sacerdote quando você preside. Um presidente de missão é um Sumo Sacerdote porque ele preside uma missão. Um Bispo é um Sumo Sacerdote porque preside a ala e assim por diante. Assim, um Sumo Sacerdote é alguém que preside. Um Sumo Sacerdote é um tipo ou sombra do Salvador Jesus Cristo. Assim, 144.000 presidentes ou pessoas que estão presidindo em ofícios de presidência, se encontrarão no vale de Adam-ondi-Ahman. 12.000 de cada uma das 12 tribos de Israel, assim presumidamente as 10 tribos perdidas terão retornado neste ínterim.

Agora, capturem a imagem. O Salvador já apareceu no Templo para o profeta. Ele disse ao profeta o que ele vai fazer. Ele então vai ao Vale onde 144.000 de autoridades presidentes da igreja estão reunidos e ele aparece para aquelas pessoas para delinear seu plano.

Agora estes 144.000 incluindo Joseph Smith, antigos profetas e outros seres ressuscitados que lhe foram prometidos que estariam lá. Naquela reunião, todos aqueles homens que portaram as chaves através da história da terra, devolvem suas chaves. O profeta Joseph Smith toma suas chaves, Enoque e Moisés tomam suas chaves e ele todos devolvem suas chaves a Miguel (Adão), o homem que começou tudo, a autoridade presidente sobre a terra. Miguel então toma aquelas chaves e as devolve a Jesus Cristo está então legalmente autorizado a governar a terra. Não é maravilhoso quão logicamente o evangelho funciona? E o Salvador, Ele mesmo segue as leis. Assim as chaves são devolvidas ao Salvador naquela reunião no vale de Adam-ondi-Ahman e o Salvador está então legalmente autorizado a voltar e governar a terra.

Algum tempo depois disto, nós temos a terceira aparição do Salvador no Monte das Oliveiras. No Livro de Zacarias no Velho Testamento e no Livro de Daniel, encontramos a descrição da situação, onde os Judeus estão no centro desta grande guerra de Armagedom, onde todas as nações do mundo estarão combinadas para guerra. E nesta guerra 2/3 dos Judeus cairão e Jerusalém estará quase dominada. Os Judeus estão para serem destruídos quando o Salvador desce e coloca Seu pé no Monte das Oliveiras. A montanha parte-se em duas e cria um vale e naquele vale os Judeus se escondem.

Interessante observar que o Monte das Oliveiras está neste momento sob estresse e os geologistas dizem que um terremoto irá parti-lo. “Assim, os Judeus escondem-se no vale onde eles finalmente encontram seu tão esperado “Messias” ou ‘Libertador” e inclinando-se para adorá-Lo ele observarão as marcas dos cravos em Suas mãos e Seus pés. Assim eles Lhe perguntam, “Senhor, o que são estes ferimentos em suas mãos e em se pés?”, e Ele dirá, “Estes são ferimentos que eu recebi na casa de meus amigos”. E neste ponto a Nação Judaica reconhecerá Jesus Cristo como o Messias. Então caiem por terra e adoram Jesus Cristo pela primeira vez. Uma vez que eles reconhecem-No como o Messias, Ele relembra dos Seus convênios para com eles. Ele os aceita como Seu povo e lidera-os numa gloriosa vitória contra seus opositores.

As escrituras nos dizem que os primeiros serão os últimos e os últimos serão os primeiros. Quando o evangelho foi restaurado, ou quando Cristo veio a terra primeiro, Ele foi primeiro aos Judeus, então Ele foi aos Gentios. E isto gradualmente se espalhou entre as Nações Gentias até que em 1978 o profeta anunciou que o evangelho podia agora ser pregado a todos. Este era o sinal que os últimos agora podiam ouvir o evangelho. As barreiras caíram na Europa Oriental. O muro de Berlim caiu. O evangelho está agora na Sérvia, Croácia, Rússia e na Bulgária. O evangelho está na China. O evangelho vai adiante. Este era o sinal em 1978 de que o evangelho iria aos últimos. Então o Salvador aparecerá finalmente naquele vale, aos Judeus ou os Primeiros. Assim os primeiros serão os últimos, então os últimos serão os primeiros. E como os Judeus aceitam o Salvador, Ele se torna o Messias. Ele então luta sua guerra por eles e destrói seus inimigos.

E agora chegamos a 4a aparição do Salvador, em glória, nos Céus, em Vestes Vermelhas. Os Céus serão enrolados como um pergaminho, e o mundo inteiro o verão e saberão que Ele é o Salvador. Nós todos veremos a Sua face ao mesmo tempo, em glória, nos Céus. Qual é o significado das Vestes Vermelhas? Ele nunca apareceu em Vestes Vermelhas antes. Significa que, “Eu pisei no lagar sozinho”. O sangue dos inimigos permanecerá em Seus garments. Assim Ele aparece em toda a Sua terrível majestade nos céus, em glória. Agora, quando um Ser Celestial ou um ser de luz e glória revela Sua glória, o que acontece aos seres Telestiais? Eles são queimados. E assim nós encontramos o mundo que é, a este ponto, destruído pelo fogo. As ‘ervas daninhas’ são queimadas. Alguém ou qualquer coisa que não é, no mínimo, da condição Terrestrial deve ser destruído. Eles simplesmente não podem suportar a Glória do Salvador aparecendo em Sua Glória e assim é quando eles desejam que os céus caiam sobre eles e as montanhas caíssem e as rochas desabassem sobre eles e os escondessem, e eles são destruídos. Tudo o que é Telestial deve ser destruído a esta altura. Os justos são levados aos céus. Aqueles que são ou Terrestrial ou Celestial são tirados da face da Terra e a terra é purificada pelo fogo.

Nós temos uma sombra disto nos registros Nefitas.

Lembram-se quando o Salvador apareceu aos Nefitas?

Houve um grande terremoto e os mares ultrapassaram suas fronteiras e todos os iníquos foram destruídos.

Lembram-se disto? E por 300 anos depois eles viveram sem iniquidade. Agora, isto era uma sombra do que vai acontecer, somente que desta vez eles todos serão destruídos pelo fogo (no tempo do Nefitas somente alguns deles foram destruídos pelo fogo). A Terra é purificada pelo fogo. A Terra foi batizada pela água nos dias do Dilúvio. Agora a Terra é batizada por fogo e é purificada.

Somente o nosso batismo por fogo nos purifica.

Agora a Terra volta a uma condição Terrestrial, de novo mudando sua órbita. Lemos em 2 Néfi 23:13 que a terra irá através dos céus e mudará sua localização. Nós lemos que um dos sinais destes últimos dias é que o sol esconderá sua face, a lua se tornará em sangue e a terra cambaleará de lá para cá como um bêbado e as estrelas cairão do céu por si mesmas. Agora se a terra está cambaleando de lá para cá como um bêbado e as estrelas estão caindo por si mesmas do céu, o que está acontecendo?

A terra está se movendo, não as estrelas, as estrelas não podem se mover. Elas estão distantes bilhões de anos luz.

Assim, se as estrelas parecem se mexer nos céus e parecem cair, isto significa que a terra está se movendo.

Assim a terra move-se e sai numa viagem através o espaço para uma Órbita Terrestrial, e a terra torna-se da maneira como era durante o Jardim do Éden com todas as massas de terra em único lugar cercada pelo mar. Daí os seus consideráveis terremotos. Mas somente certos tipos de pessoas podem viver na terra. Somente pessoas Terrestriais e Celestiais podem viver na terra. Assim todos são tirados da face da terra, ou os justos é que são. Os iníquos são erradicados pelo fogo, e então os justos são colocados de volta na terra e a terra entra na sua nova órbita como uma esfera Terrestrial. Ela foi batizada por água e agora pelo fogo.

A terra entra nos seus 1000 anos de descanso.

Trabalhou 6 dias e agora entra no seu dia de Descanso – 1000 anos de paz, quando Satanás é amarrado e aqueles que viverem durante aquela purificação pelo fogo, então vivem na terra, plantam seus vinhedos, eles todos se casam, têm filhos, seus filhos se casam e então têm filhos.

O homem viverá a idade da árvore, a D&C nos diz. Isaías nos diz que a idade da árvore é 100 anos. Assim, eles viverão a idade de 100 anos e morrerão e não serão enterrados, mas serão piscados. Eles são mudados e num piscar de olhos ressurgirão imediatamente. Assim quando eles alcançam a idade de 100 anos, eles mudam num piscar de olhos e são seres ressurretos.

O que aconteceu com todos os seres Telestiais? Bem, a Terra foi destruída pelo fogo e eles foram se juntar com seus amigos na prisão espiritual. Em toda a história da terra, pessoas têm morrido e ido para o mundo espiritual, e há camadas sobre camadas de pessoas no mundo espiritual. Há pessoas Celestiais, pessoas Terrestriais, pessoas Telestiais e filhos de perdição. E todas aquelas pessoas Telestiais que foram mandadas para o mundo espiritual no tempo da queima (purificação). Assim o mundo espiritual irá estar bastante ocupado naquela data.

Também, na hora em que chegamos a Primeira Ressurreição, ou a Ressurreição dos Justos. Agora, a Ressurreição dos Justos é dividida em duas ressurreições - a Manhã da Primeira Ressurreição e a Tarde da Primeira Ressurreição.

Na Manhã da Primeira Ressurreição, todos os Seres Celestiais que morreram durante aqueles 6000 anos ressuscitarão, (aqueles que não tiverem ainda ressuscitado). A Manhã da Primeira Ressurreição verdadeiramente começou quando Cristo ressuscitou, e tem continuado desde então. Assim a Manhã da Primeira Ressurreição significa, as pessoas que estão destinadas a habitar no Reino Celestial serão ressuscitadas.

E cada um de vocês. que tem uma Benção Patriarcal ou tem passado pelo templo e passado pelos lavamentos e admoestações tem a promessa que, se vocês viverem de acordo com os convênios, vocês ressurgirão na Manhã da Primeira Ressurreição Lembram-se disto? Agora, nós chegamos a Tarde da Primeira Ressurreição. Todos aqueles que morreram ao longo da história da terra que são dignos da condição Terrestrial ressurgirão na Tarde da Primeira Ressurreição. Esta primeira ressurreição continuará então através do milênio. Por 1000 anos as pessoas alcançarão a idade de 100 anos e serão mudados num piscar de olhos, e eles ressurgirão como seres Celestiais ou seres Terrestriais.

O que é uma pessoa iníqua no milênio? Como pode haver pessoas iníquas quando não há Satanás e não há pecado?

O que é uma pessoa iníqua no milênio? Alguém que não pertence a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Assim, quando o milênio começar, haverá pessoas na terra que são boas, mas que não pertencem a Igreja. Mas todo joelho dobrará e toda língua confessará que Jesus é o Cristo. Ele será o Rei. A terra será regida pelo Seu sacerdócio, e cedo ou tarde todos eles chegarão a um conhecimento da verdade. A terra inteira se encherá com a verdade de Deus. O cordeiro se deitará com o leão e todas aquelas coisas boas, e estaremos de volta ao estado Endêmico.

No fim do milênio, nós chegamos ao que é chamado “um curto período” ou “por pouco tempo”, quão longo é, ninguém sabe. Nós temos 1000 anos de paz então temos um período. Algumas pessoas pensam que este período deve ser de 1000 anos, assim se Cristo veio no meridiano do tempo então deverá haver outros 1000 anos acrescentados no fim para que haja o meio. Eu penso que é só uma maneira de ver. O fato é, nós não sabemos quão longo é este “curto período, mas neste período Satanás é solto. Satanás então está livre para fazer guerra aos descendentes de todas aquelas pessoas que foram ressuscitadas durante o milênio. Quando você é ressurreto, Satanás não pode tocá-lo. você conseguiu seu corpo ressurreto e está fora do alcance de Satanás.

Falando claro, se você vai para o mundo espiritual como um ser do tipo Celestial, você está fora do alcance de Satanás. Satanás não pode tocar boas pessoas no mundo espiritual. Toda forma de vida eventualmente será ressurreta, (isto inclui as plantas e animais porque eles, também, tinham um espírito antes de sua criação temporal). Assim de qualquer maneira, Satanás guerreia com os santos e tem sua batalha final - a guerra de Gog e Magog. Agora, não fiquem confusos por estes termos: Gog e Magog são descrições de facções rivais, em guerra anterior a grande aparição de Cristo. A guerra de Gog e Magog é a guerra final contra Satanás depois do Milênio.

Nesta hora, Satanás é finalmente e completamente tirado fora do cenário. Ele é jogado na escuridão exterior, não mais como um demônio para todos nós.

Agora chegamos a Segunda Ressurreição - a Ressurreição dos Injustos. No começo do milênio nós mandamos todos os seres Telestiais para o mundo espiritual, certo? Agora, por 1000 anos a terra tem paz. O que têm feito estas pessoas no mundo espiritual durante estes 1000 anos? Pagando o preço de seus pecados, onde eles sofrem mesmo como Cristo sofreu. Ao iníquo que foi para o mundo espiritual lhe foi dado 1000 anos para pagar o preço por seus pecados. Desde que Cristo não pode salvar as pessoas em seus pecados, eles necessitam pagar por seus pecados por si mesmos. O Reino Telestial a que eles pertencem, é ainda um Reino de Glória e eles devem estar limpos para irem para lá. Assim eles conseguem se limpar pelo sofrimento, desde que não foram limpos pelo arrependimento e pelo Sacrifício Expiatório de Cristo.

Agora que eles estão limpos, nós temos a Segunda Ressurreição ou Ressurreição dos Injustos.

Tal como a Primeira Ressurreição, esta ressurreição tem uma manhã e uma tarde. Na manhã da Segunda Ressurreição, todos aqueles que habitarão o Reino Telestial, se levantarão. Esta é a vasta maioria das pessoas que viveram nesta terra. E então na Tarde da Segunda Ressurreição todos aqueles que “permanecem ainda imundos”, de acordo com a Seção 76 - aquele que negou que o sol brilhava ao meio dia; aqueles que ganharam seus convênios templários então se viraram contra eles; aqueles que cometeram o pecado imperdoável - o filho de perdição. Assim, eles se levantarão na tarde da ressurreição dos injustos. Algumas pessoas supõem que Caim reinará no lugar de Satanás, porque Caim terá um corpo e Lúcifer não. Eu pessoalmente me pergunto como seria ter um corpo num Reino com todos aqueles espíritos do mal que estão buscando por corpos desesperadamente, que eles o perseguirão constantemente. Assim, nós teremos que ver. Neste ponto a terra morre. A terra uma vez nascida (criada), foi batizada por água (dilúvio), foi purificada por fogo e agora a Terra morre e é ressuscitada como um Globo Celestial. Assim a Terra alcança finalmente sua glória. Ela alcança seu destino. Talvez ajudasse se eu lesse a vocês uma passagem de Brigham Young sobre a Terra. Ele disse, “Eu suponho que este é um dos menores Reinos que o Senhor Todo-poderoso já criou e que por causa disto, é capaz de se tornar exaltado para se tornar um dos mais altos Reinos que já recebeu a exaltação em toda a eternidade. Reduzida as proporções, assim ela será exaltada junto com a porção de seus habitantes que em sua humilhação têm sido fiéis a justiça e conhecimento de Deus em todas as coisas”. Assim aqueles que são dignos do Reino Terrestrial habitará mundos Terrestriais que lhes estão sendo preparados. O mesmo acontece com os mundos Telestiais. Aqueles que são dignos a escuridão exterior são jogados lá com Satanás e seus seguidores, onde o tormento é contínuo, cujo fim nenhum homem conhece.

E esta é basicamente a história do mundo. Assim, por cerca de uma hora, nós cobrimos quase tudo que contém a porção selada do Livro de Mórmon. Como você se sentem a respeito disto? Assim, quando nos tornamos Celestializados, a terra se moverá para uma órbita Celestial e se juntará aquele bando de mundos Celestiais naquela área onde os Deuses estão, e nós estamos então em comunicação com Deus, o Pai. Nós lemos que podemos então olhar para a terra que se tornou como um grande Urim e Tumim e ver os outros mundos e assim por diante. O Pai Celestial então cresce em glória quando nós progredimos lá e nos tornamos Deuses e criamos mundos, temos filhos espirituais e os ajudamos a progredir, e todo o tempo nós acrescentamos Glória ao nosso Pai Celestial. Assim, como Deus cresce? Ele não cresce em conhecimento. Ele é onisciente. Ele não cresce em poder. Ele é todo-poderoso. Mas nós trazemos seres salvos extras para Ele através de nosso esforço. Irmão e Irmãs, este é plano.

Agora, por que despendemos tanto tempo discutindo o plano? Bem, vamos dar uma olhada no que realmente está acontecendo aqui. Para a eternidade nós todos progredimos até este ponto com a exaltação como nosso objetivo, e parecia que nos vários estágios ao longo do caminho as pessoas caíram ao longo do caminho. Num total de 1/3 delas caíram na pré-existência. Os outros 2/3 vieram para esta terra e a maioria delas viveram antes dos últimos dias, mas não vocês. Vocês foram guardados para os últimos dias. A maioria daqueles que vivem nos últimos dias são “do Mundo”, mas não você. Você vive num tempo, num local, com uma família onde você conseguiria o evangelho de Jesus Cristo. Neste mundão inteiro há somente 9 milhões de membros da verdadeira igreja, e você é um deles. E destes 9 milhões de membros somente aproximadamente 3 milhões pagam seu dízimo, e vocês são um deles. Destes 3 milhões membros dignos, frequentadores do templo, pagadores do dízimo, somente 50.000 estão servindo como Embaixadores do Senhor no ofício de missionário.

Isto é tudo. Assim vocês podem ver a estrada que vocês viajaram. Podem ver quantos desafios vocês tiveram que suplantar para estar onde vocês estão agora? Podem imaginar o quão inimaginavelmente burro seria se vocês falhassem agora? Seria inimaginavelmente, inacreditavelmente uma burrice desistir agora. Eu presto meu testemunho que eu sei que isto é verdade. Existe uma pré-existência e por breve momentos eu tive o privilégio de ter meu véu removido e eu sei. Houve uma pré-existência, e eu sei porque estamos aqui, e eu sei quão burro seria se nós falhássemos. Irmãos e Irmãs, se a Segunda Vinda de Jesus Cristo em glória não vier no seu tempo de vida ou no meu tempo de vida, então eu ficarei bastante surpreso. É suposta a vinda 2000 anos depois que Cristo morreu na cruz, ou depois que Cristo nasceu, depende do historiador que você se apoia, vai acontecer ou no próximo ano ou entre, então, o ano de 2020.

Quando os profetas dizem que vocês são a geração escolhida, vocês são! Guardados para agora. Não há nada que este mundo pode oferecer-lhes que seja digno de valia. Não há nada mais que pode lhe oferecer do que a eternidade. Fiquem firmes! Eu testifico estas coisas em nome de Jesus Cristo, Amém.



Tradutor